Aparelho psíquico
1a. - Freud estabeleceu sua primeira teoria tópica do aparelho psíquico que ele divide em inconsciente, pré-consciente e consciente.
2a. - Na segunda teoria tópica Freud estabeleceu três estruturas ou instâncias: o Id, o Ego e o Superego.
Devemos entender por tópico aquilo que é relativo a lugar psíquico, lembrando que lugar psíquico não se refere a parte anatômica do cérebro, e sim a uma configuração onde diferentes configurações neuronais se excitam, se integram e interagem. Do ponto de vista físico, lugar psíquico é uma configuração de excitações neuronais ligadas umas às outras, embora possamos representá-las como lugares distintos no papel.
O conceito de que o aparelho psíquico é organizado por uma sequência de lugares estabelece uma diferenciação destes lugares. Cada um deles é dotado de características diferentes, com funções dispostas numa certa ordem, o que permite desenhar uma representação figurada espacialmente e considerá-los como lugares psíquicos. A parte topográfica, ou lugares da psiquê, divide a mente em consciente, pré-consciente e inconsciente, e a parte estrutural divide a psiquê em 3 instâncias ou estruturas, id, ego e superego. A metapsicologia (Freud) em seus estudos sobre as relações entre o inconsciente e o consciente, considerou três dimensões psíquicas, que se mostram nessas relações: O Dinâmico , que estuda os conflitos endógenos (internos, entre o desejo e a censura) frente à realidade externa estimuladora e, via de regra, quando esbarra nos valores do Ego, exige postura repressora. O Tópico , que divide a mente em lugares: Inconsciente, Pré-consciente e consciente; e estabelece instâncias ou estruturas: Id, Ego e Superego. O Econômico , que estuda a circulação e a qualificação das energias psíquicas em todas as suas instâncias. Também se divide o aparelho psíquico de acordo com o processamento das