pré projeto
1. TEMA: Ortodontistas do Brasil e aspectos legais na sua profissão.
2. TÍTULO: Os ortodontistas do Brasil e os aspectos legais envolvidos em sua atividade profissional: uma proposta jurídica e comportamental.
3. HIPÓTESE OU QUESTÃO/DÚVIDA: A execução de um tratamento ortodôntico necessita antes de tudo um planejamento dos procedimentos a serem realizados. Nesse contexto, no qual envolve o prontuário ortodôntico muitos profissionais encontram problemas: a quem pertence essa documentação? Qual a importância do prontuário ortodôntico para ele mesmo?
4. JUSTIFICATIVA: O ortodontista, no seu trabalho, deve levar em conta aspectos morais e éticos. Em vista que, tem responsabilidades e direitos na relação paciente/profissional, para assim, evitar desagradáveis situações como um processo judiciário, ou prejudicar sua imagem profissional perante a sociedade. Desse modo, o ideal é que sejam solicitadas documentações inicias e finais, bem como o armazenamento do prontuário ortodôntico ao longo da carreira, além da duplicação desses documentos.
5. OBJETIVOS Objetivo Geral:
Analisar como os ortodontistas brasileiros agem em relação aos seus pacientes no que diz respeito ao prontuário ortodôntico considerando aspectos jurídicos. Objetivos específicos:
Identificar as atitudes comportamentais dos ortodontistas.
Investigar o modo como eles elaboram os prontuários, armazenam e disponibilizam.
6. Metodologia: O presente trabalho utiliza como materiais um questionário composto de 35 perguntas respondidas por 1.459 dentistas. Os resultados obtidos nesse, foram separados em filtros conforme as opiniões e os métodos utilizados com os prontuários.
7. MARCO TEÓRICO DE REFERêNCIA: Em um artigo publicado na Revista Dental Press Ortodon Ortop Facial, foi relatado que muitos ortodontistas não possuem conhecimento de como agir em determinadas situações.
“ Na