historia da arte
BARROCO NA FRANÇA
PRISCILA KLAUS
Arquitetura e Urbanismo
Teoria e História da Arte, Arquitetura e Cidade II
Chapecó – SC, Julho de 2012.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
Área de Ciências Exatas e Ambientais
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Componente Curricular: Teoria e História da Arte, Arquitetura e Cidade II
Docente: Luciano Godoy Arrusul
BARROCO NA FRANÇA
Priscila Klaus
Chapecó – SC, Julho de 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITUANDO O BARROCO
De acordo com Sabrina Vilarinho (2011), o Barroco é um movimento artístico que surgiu no final do século XVI e se estendeu até meados do século XVIII, primeiramente aconteceu na Itália, e aos poucos foi difundindo-se pelos outros países católicos da Europa e da América.
O objetivo do Barroco é entrelaçar a espiritualidade e a emoção da idade média com o antropocentrismo e a racionalidade que havia no renascimento. A palavra “Barroco” tem o significado de “pérola deformada”, o que caracteriza sua ideia de irregularidade.
É o movimento artístico correspondente ao absolutismo e também à Contra-Reforma, e se diferencia pelo seu esplendor exuberante. Tanto o Barroco como o Renascimento tinham um grande interesse pela antiguidade clássica, porém, cada movimento a interpretava de uma forma diferente. No Renascimento a moderação, a economia das formas, austeridade, equilíbrio e harmonia eram mais representados, enquanto o barroco representava maior dinamismo, contraste forte, mais dramaticidade, exuberância e realismo e certa tendência ao decorativo.
O Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico do