estudo de caso casa do pão de queijo
MELISSA FABRI MOUTINHO
RAULEYMARCOVICZ
RICARDO DE ARAÚJO RAMOS
STELLA MARYS S. FARIAS
CASE: CASA DO PÃO DE QUEIJO
CURITIBA
2014
MELISSA FABRI MOUTINHO
RAULEY MARCOVICZ
RICARDO DE ARAÚJO RAMOS
STELLA MARYS S. FARIAS
CASE: CASA DO PÃO DE QUEIJO
Discussão de caso apresentado a disciplina de Aplicação da Gestão de Marketing.Do Curso de Administração da Escola de Negócios das Faculdades Integradas do Brasil- UNIBRASIL.
Mestre: Ivanor Medeiros Duarte.
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
No presente relatório abordaremos o estudo de caso da Casa do Pão de Queijo, empresa do ramo alimentício e tipicamente brasileiro, iniciou suas operações com uma pequena loja na cidade de São Paulo.
A mistura do pão queijo foi criada pela Dona Arthemia e aprovada por toda família que resolveu comercializar sua receita para que um público externo pudesse conhecer sua criação. Não poderiam imaginar que seria um sucesso tão grande, após ganhar o mercado paulista partiu para Rio de Janeiro onde o sucesso continuou e ganhou todo o Brasil e até países do exterior.
Mas essa longa caminhada não foi tão fácil quanto parece, nos tópicos seguintes apresentaremos os problemas encontrados por seus gestores, como foram resolvidos e uma proposta alternativa criada pelo grupo.
1.VISÃO GERAL.
A Casa do Pão de Queijo, em meados do ano de 1980 já tinham 15 lojas próprias, todas elas padronizados com mesmo formato da primeira loja, após sete anos passou a ser franquia, assim ela padronizou todos seus serviços e criou a imagem da Vovó Arthêmia que passou a ser sua marca registrada.
Mas não contavam que a procura por abrir franquias seria tão grande, e se deparam com o problema principal que seria abrir novas franquias e ao mesmo tempo ter a capacidade de fornecer aos franqueadores o principal produto “Pão de Queijo”, pois a