Estudo Níveis de Leitura
A ênfase na sociedade do conhecimento está exigindo cada vez mais do indivíduo a habilidade de leitura e escrita. Porém, no Brasil, ainda enfrentamos o problema do analfabetismo, o que indica que há um número significativo de pessoas que não estão adquirindo o saber necessário que a sociedade dos dias atuais está exigindo.
De acordo com estatísticas do MEC, nestas últimas quatro décadas, cerca de 50% dos alunos matriculados na primeira série do ensino fundamental não conseguiram concluí-la. Esses alunos apenas expressam o fracasso da escolaridade em sua fase inicial, seja por abandono da escola ou pela repetência.
A razão que justifica esse fracasso escolar tem por suporte dois pontos de vista, a incompetência técnica e o descompromisso político do educador. Na tentativa de superar o fracasso escolar, as secretarias Municipais e Estaduais de ensino enfatizam a qualificação dos professores para que eles realizem um trabalho pedagógico que dê resultado, ou seja, que os alunos tenham a aprendizagem necessária ao seu desenvolvimento.
O intuito deste trabalho é apontar alguns dos principais aspectos do processo da alfabetização que vêm sendo discutidos, estudados e pesquisados. Um dos enfoques é que há uma busca pelo significado da alfabetização, ela está sendo mal entendida, devemos compreender que é um processo que ocorre por toda vida, não se restringindo apenas à leitura e à escrita iniciais.
A sociedade brasileira está se modificando, um exemplo, é a tecnologia que vem se desenvolvendo rapidamente, e a educação necessita acompanhar essas transformações. A criança precisa ser preparada desde os anos iniciais para que, quando adulta, considerada cidadã, ela seja capaz de atender as exigências sociais. Portanto, o indivíduo precisa das habilidades de leitura e escrita significativa, para acompanhar as transformações que a sociedade sofre todos os dias.
Diante disso, podemos concluir que estamos inseridos em uma sociedade letrada e para o indivíduo