Nivelamento Geométrico simples e composto
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Disciplina: Topografia Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo
Passo Fundo, novembro de 2014.
1 INTRODUÇÃO
Em uma aula foi realizado o levantamento geométrico simples e na outra o nivelamento geométrico composto. O relatório tem objetivo de apresentar a diferença existente entre os dois tipos de nivelamento, além de um memorial de cálculos que demonstre como foram calculadas as curvas de níveis a partir dos valores coletados no campo. Também demonstrará a planta baixa do local, contendo as curvas de níveis em seus respectivos lugares e por fim cortes que demonstrarão os terrenos de estudo.
Destaca-se importância em realizar o estudo no campo e depois esclarecê-lo em um relatório pelo motivo de incentivar o agrupamento da teoria à prática. Isso se desenvolve ao passo em que se pode descrever como o procedimento foi realizado e demonstrar as atividades que são destinadas e executadas em um escritório para que se consiga todos os resultados necessários.
2 MATERIAS E MÉTODOS
Para começar a realizar os nivelamentos é necessário saber como esse procedimento funciona. Deve-se conhecer o que é altitude, e o que são cotas para realizar a metodologia. Altitudes referem-se ao nível médio do mar, também chamado de nível verdadeiro, enquanto as cotas, são também chamadas de nível aparente, referem-se a superfície de nível arbitrária.
Para realização de ambos os levantamentos de campo foram utilizados como materiais a mira, a trena, o tripé, o nível, e outros matérias de auxilio como calculadora e afins. Para realizar os levantamentos no campo utilizou-se duas metodologias, a primeira consiste em um nivelamento geométrico simples, enquanto a segunda um nivelamento geométrico composto. O primeiro método consiste em montar o tripé equipado com o nível, caracterizado instrumento, em algum ponto,