nivelamentos
Nivelamento
Nivelamento
¨
¨
¨
Altimetria: parte da topografia que tem por objectivo, por meio de métodos e instrumentos adequados, atribuir uma cota altimétrica a cada ponto, de forma a poder determinar a diferença de nível entre eles e, assim, definir o relevo da crosta terrestre.
A determinação das diferenças de nível faz-se por intermédio de uma operação topográfica a que se dá o nome de nivelamento.
Objectivo: atribuir a um ponto um valor que defina a distância na vertical que vai do ponto objecto até uma superfície tomada por referência (cota altimétrica) onde vai ser representada a imagem do ponto.
Nivelamento
¨
A determinação das diferenças de nível pode ser feita por três métodos diferentes, dando origem respectivamente a três tipos de nivelamento:
¤
Método trigonométrico ou indirecto - Nivelamento trigonométrico n ¤
Método geométrico ou directo - Nivelamento geométrico n ¤
Baseia-se na determinação do ângulo zenital que contém dois pontos que pertencem a um plano vertical, através de teodolitos e estações totais. Medição directa de diferenças de nível através de visadas horizontais sobre miras verticais e nível de luneta.
Método barométrico - Nivelamento barométrico n Baseia-se na medição da diferença de pressão entre dois pontos, através de barómetros e altímetros.
Nivelamento
¨
Quanto à precisão, os métodos apresentados têm as seguintes tolerâncias:
¤
Nivelamento geométrico n Alta precisão - erro tolerável ≤ 1mm / Km n Ordinário - erro tolerável ≤ 1cm / Km
¤
Nivelamento trigonométrico - erro tolerável ≤ 1dm/Km
¤
Nivelamento barométrico - erro tolerável ≤ 1m/Km
Nivelamento
¨
Classificação dos nivelamentos trigonométricos e geométricos
¤
Simples: quando se pretende a cota de um ponto B a partir da cota conhecida de um ponto A.
¤
Por irradiação: transporta a cota de um ponto A para vários pontos B, C,