Nivelamento
Curso de Eng. Cartográfica e de Agrimensura, Eng. Civil, Arquitetura e Geologia
1.Nivelamento Geométrico:
“Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.” (NBR 13.133)
O nivelamento pode ser realizado através de vários processos, dependendo da área (m²) envolvida e da finalidade/uso que se deseja para estas informações. Os equipamentos utilizados na execução do nivelamento são o Nível e a Mira.
1.1 Nivelamento Geométrico simples:
Através de uma única estação do instrumento, se determina as diferenças de nível dos pontos a nivelar. Se o instrumento ficar eqüidistante dos extremos, então evitará os erros de curvatura terrestre e refração atmosférica. A distância máxima preconizada pelas normas técnicas é de 80m, sendo ideal a distância de 60m para cada lado.
Ex: Exemplo dado em aula
1.2 Nivelamento Geométrico composto:
Devido aos desníveis acentuados e extensão dos pontos a nivelar, se torna necessário estacionar o aparelho em mais de uma posição, para se nivelar o local em estudo. Então se decompõe o trecho a nivelar em trechos menores e realiza-se uma sucessão de nivelamento geométrico simples.
Ex: Exemplo dado em aula
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Curso de Eng. Cartográfica e de Agrimensura, Eng. Civil, Arquitetura e Geologia
1.2.1 Tipos de Leituras e cálculos no Nivelamento Geométrico composto: Exemplo: Desenho do nivelamento geométrico composto.
Exemplo dado em aula
Passos:
1)Para se calcular as cotas ou altitudes dos pontos a nivelar é necessário conhecer-se a cota ou altitude do ponto inicial (por exemplo, ponto A). Então a cota de A será conhecida ou arbitrada e o ponto A passa a chamar-se de RN, ou seja, Referência de Nível. Se o