Levantamento geométrico
Trabalho de Topografia II
Objetivo
Realizar dois levantamentos geométricos, sendo um simples e um composto, fazendo sua representação e determinando suas respectivas incertezas
Introdução
Nivelamento é a operação topográfica para a determinação da diferença de nível entre dois ou mais pontos do terreno, ou seja, a diferença de altitude entre duas superfícies de nível. Existem vários métodos de nivelamento e os mais utilizados são o geométrico, trigonométrico e barométrico.
Dos três métodos apresentados, o nivelamento geométrico é o mais preciso e pode ser dividido em simples e composto. O nivelamento geométrico simples é baseado em visadas horizontais e consiste em somente uma instalação do aparelho (nível).
Já no nivelamento geométrico composto é necessária a instalação do aparelho duas ou mais vezes para nivelar todos os pontos desejados. Ou seja, o nivelamento geométrico composto é uma série de nivelamentos geométricos simples.
A determinação do desnível é feita a partir da diferença das leituras das miras:
Dn = Ré – Vante
Onde Dn é a diferença de nível.
Podemos também escrever da seguinte forma:
Dn(x-y) = Cotay – Cotax
Para determinar o erro do nivelamento geométrico em uma poligonal fechada usamos:
En = CF - Ci
Onde:
En = Erro de nivelamento
CF = Cota final
Ci = Cota inicial
O erro cometido pode ser devido a função do desvio na horizontalidade do eixo de colimação da luneta do nível, na imperfeição da verticalidade da mira e imprecisão na leitura da mira.
Já a tolerância dos nivelamentos é dado por:
T = c.k.√L
Onde:
T = Tolerância do nivelamento c = Coeficiente de precisão que varia de 1 a 2,5. k = Erro médio admitido por km.
L = Extensão nivelada em km.
Por definição: k = 5mm para nivelamento de precisão de 1ª ordem. k = 10mm para nivelamento de precisão de 2ª ordem. k = 15mm para nivelamento de precisão de 3ª ordem.
O erro cometido no nivelamento depois de comparado com a tolerância e