Segurança do Trabalho
MERGULHADOR
Profissional que pratica, profissionalmente, o esporte chamado mergulho aquático
O QUE É?
O mergulhador é o profissional que pratica o mergulho aquático como meio de vida. Existem três tipos de mergulho: o mergulho livre, no qual o profissional não utiliza aparelhos para a respiração; o mergulho autônomo, no qual o profissional carrega consigo aparelhos para respiração e tubos de oxigênio; e o mergulho dependente, que é aquele em que o suprimento de ar fica na superfície. O mergulho dependente é exclusivo dos profissionais, uma vez que a profundidade é muito grande, necessitando, assim de técnicas de mergulho e descompressão adequadas.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
Para ser um mergulhador é necessário que o profissional seja muito responsável e prudente, pois qualquer erro ou falta de técnica no meio de um mergulho pode ser fatal. Outras características interessantes são: dinamismo dedicação ao treinamento autocontrole força física boas condições pulmonares autoconfiança QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?
Para ser um mergulhador profissional é necessário que o candidato se especialize em cursos especiais de mergulho, onde ele aprende todas as técnicas necessárias, estuda tabelas de mergulho, procedimentos de emergência e aprende a manusear os equipamentos especiais. Qualquer pessoa pode fazer o mergulho livre, basta realizar um curso básico, e estar sempre acompanhada de um mergulhador profissional. Nessa modalidade, há equipamentos que garantem a respiração subaquática, que depende basicamente da capacidade pulmonar do mergulhador e de sua resistência física e emocional. Há também, dentro do mergulho livre, o mergulho contemplativo, que consiste na apreciação do ambiente aquático. O mergulho autônomo permite que a pessoa permaneça debaixo da água por mais tempo, por isso, há idade mínima de doze anos, porém, também, sempre acompanhado de instrutor, ou seja, um mergulhador profissional. Já