Estudo de casos na administração
O estudo de casos tem pontos positivos ,pois personaliza os candidatos pois estes se envolvem na análise do caso em si.
Desenvolve a capacidade de comunicação pois envolvem atividades de escutar e também argumentar ,permite aos candidatos estudar e tomar consciência das variáveis do comportamento humano, gera mudanças no saber e nas atitudes do indivíduo em questão e traz a realidade para centro da formação da situação descrita no caso em .
Já os pontos construtivos,é que não é uma situação experimental pois a solução não é testada, portanto não se avalia os seus efeitos.
Exige-se um formador com vasta experiência na técnica de debate,sendo necessário longo tempo para o método de aprendizagem.
E como não tem soluções exatas podem gerar insegurança e decepções aos candidatos acadêmicos.
O debate pode ser monopolizado exclusivamente pelo candidato de forma mais argumentada,sendo que todo tipo de candidatos consegue aprender com o estudo de casos.
Muitos afirmam que esta técnica é considerada ótima para desenvolver a capacidade de análise ,de argumentação e promover desta forma mudanças nos comportamentos sociais.
O estudo de caso tem que ser completo,ter bastante vigor e o candidato não deve influenciar os resultados.
Mas de um modo geral ,o estudo de casos dá parâmetros para a Administração e para os administradores pois possibilita o estudo de diversos problemas difícil abordagem por outros métodos e pelo grau de dificuldade de isolar estes do contexto da vida real.
O estudo de caso contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais,os processos organizacionais e políticos da sociedade em questão sendo uma ferramenta utilizada para entendermos melhor a forma e os motivos que levaram tal decisão!