estudo de caso administração
1)Pode ser identificado a teoria da escola comportamental , pois menciona-seprogramas de incentivo como o “funcionário do mês”, e a algumas características do taylorismo, como a padronização da produção, como a montagem do lanche e o fritamento da batata.
2) Se manifestam o estrutura de produção , pois em qualquer lugar do mundo, o McDonalds segue um padrão universal para seus alimentos. Além disso, pode-se citar a mão de obra pouco qualificado, pois nas escolas clássicas, como o Fordismo e o Taylorismo que faziam o uso da mão de obra não qualificada para compor a linha de produção. Assim como no Mcdonalds, que apesar de ter um intenso treinamento, contrata pessoas pouco qualificadas para exercerem os cargos mais baixos, como atendente e cozinheiro. Mas diferente do Fordismo, no McDonalds todos os funcionários que desempenham esses cargos mais baixos são treinados para assumir quaisquer umas da funções.
3) Podem ser identificados como práticas motivacionais alguns programas desenvolvidos pela rede como o “funcionário do mês” , o “All star” e a gincana “na ponta da língua”. Além do McDonalds oferecer a possibilidade de um plano de carreira até mesmo para os funcionários de menor qualificação.
4) A teoria dos sistemas ajuda na compreensão pois ela vê uma empresa como um sistema aberto, que precisa estar constantemente se relacionando com os outros, seja os clientes ou outras empresas. Podemos exemplificar no caso McDonalds pelo grande rede de fornecedores que possuem o McDonalds, como a Interbrakes e a Braslo. Que inclusive foram mais adiante com essa relação cliente-fornecedor com a criação da Food Town.
5)O cardápio mais diversificado é por causa da maior conscientização e preocupação com a saúde da população, que ocasionou uma queda nas vendas, além de do aumento da concorrência.