Apostila Saude mental
Enfermagem em Saúde Mental
Professora: Rosângela Fernandes Pinheiro Nantes
HISTORIA DA SAUDE MENTAL
O 1º olhar
PSIQUIATRIA OU SAÚDE MENTAL? COMO TRABALHAR AS DIFERENÇAS
A questão de como os problemas de incapacitação das faculdades mentais, ou da agressividade desprovida de senso crítico, limites e padrões éticos e morais, sempre amedrontaram e ainda amedronta a humanidade.
Tempos remotos>>>>> ciência desconhecida
Como compreender os fenômenos???? >>.Raio, trovão, marés
Tudo na natureza se explicava através de idéias ligadas a práticas de magia e religião. Da mesma forma, o conceito de doença mental estava ligado a explicações mágico-religiosas, que atribuíam a uma força sobrenatural a origem dos transtornos mentais
Loucura = Imposição Divina
Acreditavam que o indivíduo acometido pela doença mental, havia tido sua alma retirada, outros achavam que eram possuídos por maus espíritos, ou por poderes sobrenaturais, que haviam se apossado de seus corpos.
A pessoa enferma era um portador da vontade divina, bem como, também um castigado pelos deuses ou um endemoninhado.
O afastamento da crença no sobrenatural começou com trabalhos realizados por Hipócrates, (400 a.C), onde associou a insanidade e a doença mental a irregularidades na interação dos humores.
Neste novo pensamento, a doença era causada pelo desequilíbrio interno, originado pelos humores corporais.
A melancolia, por exemplo, era descrita como um quadro de tristeza causado pela “bílis negra” do fígado.
Descrição da Histeria= atribuída ao deslocamento do útero (histero), por falta de atividades sexuais
Pode parecer engraçado, mas acreditava-se que movendo-se pelo corpo, o útero poderia atingir o cérebro, causando dispnéia, palpitação e até desmaios.
Recomendava-se então, como terapêutica, o casamento para viúvas e moças, além de banhos vaginais com ervas para atrair o útero de volta ao seu local de origem. Na Idade Média (500 a 1.500 d.C), “Idade