Situação no conflito rural
Resposta do item A da Questão 1. As florestas hoje em dia estão sendo alvas de grandes incêndios caracterizando grandes perdas a biodiversidade, sendo incêndio predominante de classe A, devido a grande quantidade de árvores, galhos, arbustos e folhagens secas que queimam com muita facilidade deixando um rastro de resíduos da queima, impacto visual, poluição atmosférica e destruição.
Resposta do item B da Questão 1. No caso de incêndios florestais existem quatro formas de propagação do fogo, sendo elas incêndio subterrâneo ou de turfa, incêndio superficial ou rasteiro e incêndio aéreo e o incêndio total. O incêndio subterrâneo é aquele que ocorre junto ao solo, queimando restos vegetais, turfas, folhas secas, galhos e gramíneas, que formam o "piso" do terreno; o incêndio rasteiro é aquele que o fogo queima vegetação baixa, como capim, arbustos e pequenas árvores; o incêndio aéreo é aquele que atinge e se propaga nas copas das árvores, o incêndio total como o nome diz é a combinação das formas de propagação aumentando o grau de dificuldade para controlar e extinguir o incêndio.
Resposta do item C da Questão 1, Os incêndios florestais ocorrem através da combinação de três fatores, oxigênio, combustível e calor onde a umidade do ar não ultrapasse 20%, a onde uma simples ação antrópica ou natural pode vir a ocorrer um incêndio, mobilizando uma brigada de incêndios ou mais de uma, dependendo da grandeza do incêndio, existem vários métodos para extinguir um incêndio, quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada a linha de fogo, assim usando água, terra, batidas com galhos, vassouras salvadoras abafando, outro método muito utilizado é a retirada do material combustível, quebrando assim o triangulo do fogo, onde são construídos aceiros evitando a propagação do fogo em outras áreas não afetadas.
Segurança