Curso Aromaterapia Por Esteticistas
www.esteticistas.net.br
Aromaterapia
Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Dos vegetais é extraída a essência a ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística.
Aromaterapia é uma técnica milenar que utiliza o uso terapêutico do aroma das flores, frutas e outras partes da planta, extraindo delas sua parte mais sutil, a ESSÊNCIA, que atua diretamente sobre a harmonia das três esferas do corpo humano: mental, físico e emocional.
O olfato é o único sentido que tem ligação direta com o centro primitivo do cérebro, responsável pelas nossas emoções.
Quando cheiramos uma fragrância agradável, imediatamente há uma elevação espiritual, uma compensação emocional. O aroma predispõe ao sono, a atividade, ao repouso, criatividade, sensualidade, raciocínio etc.
Aromaterapia é feita com essências e óleos essências.
A diferença entre eles é que as essências são produzidas sinteticamente em laboratório e os óleos essências são extraídos diretamente da natureza, possuem propriedades terapêuticas e possuem preços mais elevados devido sua alta concentração.
Os OE (óleos essências), constituem as partes voláteis da planta que se liberam mediante um processo de destilação a vapor das folhas, flores, madeiras, caules, cascas ou sementes. Os OE contem vitaminas, hormônios, antibióticos e agem como antisépticos, estimulantes, calmantes, etc.
Sua utilização pode ser feita pela ação direta em massagens, banhos, compressas, ou pela ação indireta, na aromatização de ambientes, vaporização e sauna. Também pode ser