redes
IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORÍTMO
BRASÍLIA, DF
2014
IMPLEMENTAÇÃO DE ALGORÍTMO
Este trabalho foi apresentado à disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores como Trabalho Prático Acadêmico e avaliação da abstração dos conhecimentos cognitivos.
Orientador: Profº
2014
1.Introdução
O objetivo deste trabalho é conhecer e explicar a linguagem de programação de algoritmos utilizando das regras sintáticas e semânticas.
2.Algorítmo
2.1 O que é Algoritmo?
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos “instruções” para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um padrão de comportamento que deverá ser seguido uma norma de execução de ações para alcançar o resultado de um problema.
Para o desenvolvimento de um algoritmo eficiente é necessário obedecermos alguma premissas básicas no momento de sua construção:
Definir ações simples e sem ambiguidade;
Organizar as ações de forma ordenada
Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.
2.2 Partes de um Algoritmo
Os algoritmos são capazes de realizar tarefas como:
1. Ler e escrever dados;
2. Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas;
3. Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas:
4. Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição;
3.Representações de um Algoritmo
3.1 Fluxograma
Os fluxogramas são uma apresentação do algoritmo em formato gráfico. Cada ação ou situação é representada por uma caixa.