Estudo de caso starbucks
Aline Cristine
Elialberto Rodrigues da Silva
Erica Maria Silva de Paula
Fávia Teixeira Rosais
STARBUCKS
Duque de Caxias, 14 de Março de 2012.
STARBUCKS
Conclusão e Perguntas
A vertiginosa expansão da Starbucks firmou-se no contato humano entre seus clientes, funcionários, parceiros e comunidade locais. A Starbucks soube trabalhar seu composto de marketing, criando uma marca líder internacionalmente. Suas lojas tornaram-se pontos de encontro e seus produtos símbolo de qualidade.
O sucesso da Starbucks coloca em discussão a real importância e contribuição da propaganda diante da diversidade de ferramentas de marketing, que podem ser tão ou mais eficazes no fortalecimento da marca.
Por outro lado, a Starbucks firmou-se como empresa no mercado norte-americano, em que os segmentos de café expresso e especiais não eram explorados. No Brasil, o segmento de café expresso já conta com grandes concorrentes. Caso a Starbucks realmente entre no país, será razoável manter a estratégia de não utilizar comunicação de massa?
Pode sim, pois a Starbucks já tem nome no mercado e também já possui seus concorrentes, sua estratégia foi o que fez que sua marca ficasse entre as melhores, onde uma grande marca é difícil de ser substituída.
A estratégia teve tanto sucesso, que após a inauguração da primeira loja no Morumbi Shopping, foi inaugurada uma segunda loja no mesmo local, que começou a receber o público três dias depois.
O crescimento da empresa é atribuído a uma base de valores que dão igual importância aos funcionários da empresa e aos lucros, tanto atenção à criatividade quanto ao crescimento.
De forma mais genérica, essa estratégia pode ser mantida no futuro, à medida que novos concorrentes entrem no mercado e novas marcas disputem a preferência do consumidor? Que outros exemplos você conseguiria mencionar de empresas bem sucedidas, que operem em segmentos competitivos, tenham marcas fortes, mas não