Radiação ionizante
As radiações Ionizantes são tipos de energia, emitidas e propagadas em forma de ondas eletromagnéticas que possuem alta energia e que, como decorrência, podem retirar elétrons das camadas eletrônicas mais externas dos átomos e moléculas dos corpos com os quais interagem. 2- Quais principais macromácomoléculas que são afetadas por este tipo de radiação?
Principalmente DNA, proteínas e enzimas; 3- Qual a diferença dos efeitos determinísticos e dos estocásticos da radiação em um organismo?
Os efeitos determinísticos acontecem quando a irradiação no corpo, geral ou localizada, provoca mais morte celular do que é possível ser compensada pelo organismo. E efeito estocástico acontece quando a irradiação no corpo geral ou localizada é menor do que é possível ser compensada pelo organismo, ou seja, a morte de algumas células pode causa dano nenhum. 4- Existe alguma relação destes efeitos com a ocorrência de neoplasias?
Quando uma célula é atingida no organismo e tem seu DNA alterado devido ao não funcionamento do sistema de reparo celular, chamamos de mutação, o que pode acarretar, com certeza, uma neoplasia. Pois, a célula pode reproduzir essa mutação em outras células resultantes da mitose e iniciar um processo tumoral. 5- O que contempla a publicação da ICRP 60( ICRP, 1991)?
Essa publicação consolidou três princípios básicos de radioproteção: justificação, otimização e limitação de dose. Justificação: nenhuma prática pode ser realizada se não houver benefícios para os pacientes. Otimização: ter a menor exposição possível tanto para o operador quanto para o paciente. E Limitação de dose: respeitar os limites de exposições, para não ultrapassar os limites de dose estipulados.
6- Entre no site do CNEN e verifique as normas básicas do programa de monitoração radiológica ambiental. Do que trata esta norma ? Resuma as