Radiacao Ionizante
FÍSICA
RADIAÇÃO IONIZANTE
Radiação Ionizante é aquela com energia suficiente para arrancar elétrons de átomos ou moléculas, produzindo íons, os quais são átomos que perdem ou ganham elétrons, perdendo toda a sua neutralidade. Quando uma substância ionizável é atingida por esses raios, ela se torna carregada eletricamente. São de alta freqüência e perigosa, pois são capazes de destruir os tecidos dos organismos. Quando a ionização acontece dentro de uma célula viva, sua estrutura química pode ser modificada. A exposição à radiação ionizante pode danificar nossas células e afetar o nosso material genético (DNA), causando doenças graves, como o câncer, levando até a morte.
Os tipos mais comuns de radiação ionizante são as radiações: Alfa Beta Gama Raios-X
A radiação Alfa consiste em núcleos de hélio de alta energia e são carregados positivamente. São partículas relativamente grandes, consistindo em dois prótons e dois nêutrons. Devido ao tamanho e a carga elétrica, a radiação alfa é facilmente bloqueada quando entra em contato com alguma matéria. Sua penetração em tecidos é de poucos mm. Uma folha de papel é suficiente para bloquear esta radiação.
A radiação Beta são elétrons de alta energia e tem menos massa que o Alfa. Esta, por sua vez, é moderadamente penetrante e tem um alcance maior. Sua penetração na pele é de até vários mm. Vidro e roupas grossas são capazes de bloquear a sua ação.
A radiação Gama e os Raios-X (“x”, pois é uma quantidade desconhecida) são radiações eletromagnéticas (fótons) emitida do núcleo. Os raios gama são produzidos por rearranjo das partículas nucleares e os raios-x pela desaceleração de partículas carregadas ou pela transição de elétrons nos átomos. Aquele tem mais energia que este, porém ambos tem habilidade maior de penetrar na matéria. O raio gama é muito penetrante, e é bloqueado por chumbo ou camada de concreto. Os raios-x são combatidos por poucos mm de chumbo. Usa-se