Filtros passa alta e passa baixa
Os filtros são associações elétricas que visam eliminar ou diminuir a incidência de uma determinada faixa de freqüências em um circuito elétrico.
Atualmente existem filtros passivos e ativos. Filtros passivos utilizam somente componentes passivos como resistores, capacitores e indutores. Filtros ativos são baseados em transistores e amplificadores operacionais.
2. FUNCIONAMENTO DOS CIRCUITOS FILTRANTES
O funcionamento ideal de um filtro seria quando a freqüência de corte definida esta-belecesse um degrau de amplitude que vai da nominal a zero para a freqüência imediatamente após a definida pelo corte. Na prática isso não acontece por causa das características dos componentes envolvidos então, considera-se atenuadas as freqüências que tiverem sua amplitude reduzida para 0,707 do valor original.
As situações reais estão representadas nas figuras abaixo para os filtros passa baixa e passa alta respectivamente. Na prática os filtros são circuitos dimensionados para, em determinadas freqüências, gerar uma impedância menor que a resultante do circuito e estabelecer um caminho mais curto para as correntes das freqüências indesejadas. Isso faz com que, do ponto de corte em diante os valores de freqüências diferentes da freqüência de trabalho do circuito sejam brus-camente reduzidos.
3. PASSA ALTA
Tipo de filtro destinado a alimentar o circuito com freqüências maiores que o definido pela freqüência de corte.
3.1. Exemplo de funcionamento
Considerando um circuito RC série, se aplicado freqüências altas a reatância capacitiva assume valores baixos fazendo com que a queda de tensão fique somente sobre o resistor. Assumindo este ponto como fonte de alimentação do circuito, vemos a presença somente de freqüências maiores do que o definido pela freqüência de corte, por isso este tipo de filtro é denominado passa alta.
Para valores de freqüência baixos a queda de tensão irá se concentrar essencialmente sobre o capacitor atenuando a