Radiação ionizante
ANEXO -05
RADIAÇÃO IONIZANTE
BASE LEGAL
Lei 6514, de 22/12/1977Portaria 3214, de 08/06/1978NR 15, Anexo num. 05 - Limites de Tolerância para Radiações Ionizantes Norma CNEN -NE-3.01 - Diretrizes Básicas de Radioproteção Resolução CNEN 12/88
SÍMBOLO INTERNACIONAL DA RADIAÇÃO IONIZANTE
símbolo utilizado internacionalmente para indicar a presença de radiação ionizante:
[pic]
O QUE É RADIOATIVIDADE ?
É qualquer propagação de energia, através do espaço, a partir de uma fonte em todas as direções. São produzidas por processos de ajustes que ocorrem no núcleo ou nas camadas eletrônicas, ou pela interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou com o átomo.
[pic]
As radiações nucleares podem ser de vários tipos, mas, principalmente:
➢ partículas alfa (α), ➢ partículas beta (β), ➢ radiação gama (γ).
Partículas alfa (α) possuem alta energia , pois o núcleo, além de liberar os prótons e nêutrons, também libera energia, na forma de energia cinética .
Partículas beta (β) é constituída de partículas emitidas por um núcleo, quando da transformação de nêutrons em prótons (partículas beta) ou de prótons em nêutrons (pósitrons), a partícula beta possui maior energia cinética e poder de penetração.
Radiação gama (γ) após a emissão de uma partícula alfa ou beta, o núcleo resultante desse processo, ainda com excesso de energia, procura estabilizar- se esse excesso é denominada radiação gama está radiação é altamente penetrante .
IRRADIAÇÃO
É a exposição de um objeto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer à distância, sem necessidade de contato. Irradiar, portanto, não significa contaminar.
O homem sempre conviveu com a radioatividade
O organismo humano não possui mecanismo sensorial que permita detectar as radiações ionizantes .Não havendo percepção, o trabalhador não poderá evitar a exposição às radiações.