Radiação ionizante
CONCEITO
São emissões de energia que se propagam como ondas eletromagneticas ou como partículas.
CLASSIFICAÇAO
As radiações eletromagneticas são classificadas de acordo como comprimento de onda e frequência. As de pequeno comprimento de onda e alta frequência, como gama e raio X.
As radiações particuladas se originam artificialmente pela aceleração de partículas subatômicas ou se formam naturalmente pela decomposição espontânea de elementos radioativos. As mais importantes são alfa e beta, os neutrinos, deutérios e mesons.
As radiações naturais são encontradas na atmosfera (exemplo e o ultravioleta). Originadas a partir elementos naturalmente radioativos (urânio,radio).
RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA (EXCITANTE)
Os raios ultravioletas (UV) da luz solar são provavelmente o agente cancerígeno mais atuante na espécie humana.
Os raios UV diminuem o numero de células de Langerhans da epiderme e reduzem a resposta imunitária local e sistêmica, especialmente a imunidade celular.
Em animais, a radiação UV estimula linfócitos T-supressores a inibir a resposta imunitária, o que também pode favorecer o aparecimento de neoplasias.
Existem três faixas de ultravioletas: <290 nm (UVC), entre 290-320 nm (UVA) e entre 320-400 (UVB).
OS raios UVC são absorvidos na camada de ozônio e não chegam a superfície da terra. Os raios UVA e UVB são os responsáveis pelas lesões provocadas pela luz solar, que podem ser agudas ou crônicas. Os raios UVB tem ação melanogênica, induzem pigmentação, são os responsáveis principais pelos fenômenos de fotossensibilizaço, associam-se a envelhecimento acelerado e provocam lesões proliferativas, incluindo neoplasias.
RADIAÇÃO IONIZANTE
As radiações ionizantes podem ser eletromagnéticas (raios X e gama) ou particuladas (partículas alfa e beta, prótons e nêutrons). Causam: * Exposição excessiva aos raios X na infância aumenta a incidência de leucemias e câncer de tireóide (até 90% das crianças com menos 10 anos