Origem da gestão
Karl Erik Sveiby. Editora Campus, 1998.
ORIGEM DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Como campo pesquisa gestão é bastante explorado pela área de administração. Segundo Sveiby (2001) gestão tem pelo menos três origens, nos Estados Unidos ela surgiu da Inteligência Artificial, quando se observou que as maiorias dos sistemas se tornavam obsoletos após seis meses, foi quando se começou avaliar o contexto na condução dos negócios, quando se começa pensar em criação, aprendizado compartilhado, transferência, etc.
Sveiby destaca também, que no Japão desde 1980 haviam a preocupação com os temas inovação e.Desta maneira conduzindo-o na observação da pouca valorização dos ativos intangíveis, pois isso não estava descrito nos balanços das organizações.
Enquanto isso na Suécia, com base nas observações Sveiby (2001),as reocupações com medições estratégicas, conduziram formação estratégias baseadas em competência, o que invariavelmente depende dos funcionários das organizações, o que levou uma abertura para gestão.
Deste então os estudos nesta área não param crescer, cada vez mais vem surgindo aplicações na área gestão.
As empresas vêm se conscientizando principalmente no Brasil, em que este campo é mais recente, que é importante que seja desenvolvido uma postura voltada para o aprendizado com foco na aquisição, armazenagem, processamento e, principalmente na disseminação e uso da informação.
Gestão tem como principal aplicação competitividade acordo Teixeira Filho (2000), e é sob a ótica da vantagem competitiva que implantação da gestão nas organizações deve ser avaliada relação entre gestão e inteligência competitiva passa por diversos aspectos: pessoas, processos, tecnologias e informação e deve ser trabalhada sob o ponto vista da geração, preservação e disseminação.
Gestão no Brasil
Inteligência competitiva é muito utilizada através da gestão em alguns países, mas no Brasil ainda