Estudo de Caso: Starbucks: melhorando o serviço ao cliente
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Alexsandro Tavares Sarlo
Gerenciamento de Qualidade
Tutor: Prof.
Campos dos Goytacazes
2015
Estudo de Caso: Starbucks: melhorando o serviço ao cliente
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lynda M. APPLEGATE, Ramiro MONTEALEGRE,H. James NELSON, Carin Isabel KNOOP. BAE Automated System (A): – Sistema de Manejo de Bagagem do Aeroporto Internacional de Denver. Harvard Business School Rev. Novembro 06, 1996
Analisando o estudo de caso do aeroporto de Denver, percebemos que a falta de um gerenciamento de riscos e prazos de forma correta fez com que uma obra estimada em US$ 1,2 bilhão chegasse ao final com um custo próximo a US$ 5 bilhões e com um atraso de mais de um ano.
A decisão de substituir o Aeroporto Stapleton pelo Aeroporto Internacional de Denver (DIA – Denver International Airport) foi tomada com a melhor das intenções pela administração local. A construção da DIA habilitou o aeroporto a acomodar vôos internacionais e ajudou Denver, Colorado, a atingir seus objetivos de desenvolvimento econômico. O DIA precisava de uma pista que pudesse acomodar jatos maiores e foi capaz de construir uma das maiores pistas de pouso dos EUA — a pista 16R/34L.
Para o começo desse projeto o DIA convidou a equipe de projeto da construtora DMJM Aviation para projetar e construir a pista. O escopo do projeto incluía serviços de coordenação de design, seguros e segurança, sistemas de drenagem e nivelamento, pavimentação, iluminação e construção de uma estação de controle eletrônica. Essa equipe assumiu a entrega dessa pista concluída em menos de três anos, com o orçamento do projeto original em 166 milhões dólares (EUA).
E como em todos os projetos realizados, sempre existem os desafios e com a pista de Denver não foi diferente, a equipe do projeto teve que considerar diversos fatores na concepção e construção do DIA. Um desses fatores eram os novos jatos jumbo,