Trabalho de Sociologia
01. Como se caracteriza o método sociológico, na perspectiva dos “pais fundadores” da disciplina?
Se caracterizava como uma ciência “Física social”, onde a realidade social podia ser explicada tal como a matemática, não influenciada pela emotividade, semelhante a adotada na química ou na física. Qualificavam o fato social como uma “coisa”, que deveria ser estudada através de recursos empregados nas ciências exatas. Para a explicação do fato social havia a necessidade de investigação das causas sociais, e não meramente históricas, psicológicas e biológicas.
02. Como podemos entender a idéia de que os fatos sociais são “exteriores ao indivíduo”?
O conceito de exterioridade dos fatos sociais baseia-se na concepção durkheimiana de consciência coletiva, que era por ele defendida como “o conjunto de maneiras de agir, pensar e de sentir, comum a média dos membros de determinada sociedade e que compõe a herança própria dessa sociedade”. Essa herança é transmitida de geração para geração, persistindo no tempo, e as maneiras de agir, pensar e de sentir, são exteriores aos indivíduos, porque as precedem, transcendem e as elas sobrevivem.
Dessa forma, essas características de anterioridade e posterioridade levam a conclusão de que os fatos sociais transcendem os indivíduos, e estão acima e fora deles, sendo, portanto, independentes do indivíduo em particular.
03. Em que sentido podemos dizer, que os teóricos positivistas defendiam a ordem capitalista?
No sentido de que a sociologia positivista se preocupou com os problemas da manutenção da ordem existente, concentrando basicamente sua atenção na estabilidade social.
Os conflitos e as lutas em que se envolviam as classes sociais, constituíam para alguns deles fenômenos passageiros, passíveis de serem superados, já que acreditavam também que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais e traria segurança para os homens.
E como conseqüência desse enfoque, as situações de