Trabalho De Sociologia
Neste trabalho vamos relatar a vida de David Émile Durkheim (1858-1917). Explicando um pouco sobre sua biografia, objetividade científica e sobre o poder coercitivo dos fatos sociais e a sociologia durkheimiana.
David Émile Durkheim
O sociólogo Émile Durkheim nasceu em Épinal, França, em 15 de abril de 1858. Estudou na École Normale Supérieure de Paris, doutorando-se em filosofia. Em 1887, assumiu a primeira cátedra de Sociologia criada na França, na Universidade de Bordeaux, onde permaneceu até 1912.
É considerado o fundador da Sociologia moderna, pois foi com ele que a Sociologia passou a ser considerada efetivamente uma ciência. Durkheim formulou os primeiros conceitos da nova ciência e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.
A objetividade científica em Émile Durkheim
Durkheim pretendia fazer da Sociologia uma ciência tão racional e objetiva quanto as Ciências Naturais. Porém, ao contrário dessas, a Sociologia trata dos seres humanos, com sua imprevisibilidade de comportamentos. Durkheim, então, defendia que a objetividade científica na análise sociológica só pode ser atingida caso o sociólogo não se envolva com os fatos estudados. Para isso, é preciso considerá-los como “coisas”. Essa é a condição para que o sujeito do conhecimento (sociólogo) se separa do objeto do conhecimento (os fatos sociais).
Os fatos sociais seriam, assim, coisas externas e objetivas, que não dependem da consciência individual das pessoas para existir. Os fatos sociais, dizia Durkheim, são “maneiras coletivas de agir ou de pensar” que podem ser reconhecidas pelo fato de exercerem uma “influência coercitiva sobre as consciências particulares”.
Evidentemente, nem sempre essa coerção pode ser percebida como tal. Em muitos casos, simplesmente nos comportamos como achamos que devemos nos comportar. Mas, por