TRABALHO DE SERVI O SOCIAL hoje
1ª) Um conjunto de fatores particularmente favoráveis tornou possível o êxito dessa primeira grande empresa colonial agrícola européia. Os portugueses haviam já iniciado há algumas dezenas de anos a produção, em escala relativamente grande, nas ilhas do Atlântico, de uma das especiarias mais apreciadas no mercado europeu: o açúcar. Sem o relativo avanço técnico de Portugal nesse setor, o êxito da empresa brasileira teria sido mais difícil ou mais remoto. A significação maior da experiência das ilhas do Atlântico, no entanto, foi possivelmente no campo comercial. Uma das conseqüências principais da entrada da produção portuguesa no mercado fora a ruptura do monopólio, que mantinham os venezianos, do acesso às fontes de produção.
2ª ) Um dos fatores do êxito da empresa colonizadora agrícola portuguesa foi a decadência da economia espanhola, a qual se deveu, principalmente, à descoberta precoce dos metais preciosos. Os magníficos resultados financeiros da colonização agrícola do Brasil abriram perspectivas atraentes à utilização econômica das novas terras. Os espanhóis, no entanto, continuaram concentrados em sua tarefa de extrair metais preciosos. A política espanhola estava orientada no sentido de transformar as colônias em sistemas econômicos o quanto possível auto-suficientes e produtores de um excedente líquido – na forma de metais preciosos – que se transferia periodicamente para a Metrópole.
3ª) Absorção de Portugal pela Espanha (a crise se estendeu à Portugal), com isso o domínio de Portugal sobre suas colônias é enfraquecido, o que o leva a perder a guerra com a Holanda que se instala por um quarto de século em terras brasileiras. Até então, a Holanda dominava o comércio realizado por mar e a distribuição do açúcar. Ela era coadjuvante no monopólio, pois ela tinha a técnica de refino do açúcar que era mascavo, porém não tinha a técnica de cultivo, porém tinha sua importância era