CASO STARBUCKS
_____________________________________________________________________________________________
ESTUDO DE CASO
STARBUCKS
ESTRATÉGIA DE MARKETING DA STARBUCKS: FAZENDO DA MÍDIA SOCIAL UM DIFERENCIAL
A Starbucks vem executando com sucesso o seu plano de marketing de mídia social desde os primeiros dias das mídias sociais e do social commerce. Há anos suas estratégias têm desempenhado um papel significativo no seu crescimento. Com mais de 18.000 lojas em 60 países, o café Starbucks é a imagem do sucesso. A Starbucks soube aproveitar como ninguém a tendência baby boomer surgida na década de 1990 entre o crescente contingente de profissionais de meia idade que sentiam a necessidade de um terceiro lugar, “um luxo acessível" onde as pessoas pudessem compartilhar e desfrutar de uma xícara de café com amigos e colegas, longe do trabalho e de casa.
A empresa inseriu-se na paisagem urbana americana com mais rapidez e astúcia do que qualquer outra empresa de varejo na história. Ela mudou para sempre a forma como as empresas se vendem para os clientes. Como a
Starbucks foi tão bem sucedida?
A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
A empresa ficou com a fatia superior do mercado de café, competindo em conforto em vez de conveniência, que é o caso de seus concorrentes mais próximos: McDonalds e Dunkin Donuts.
EXECUÇÃO
A empresa continua a se concentrar em seu pacote original de produtos, que inclui um bom café, serviço de qualidade e um ambiente agradável para passar o tempo. Eles mantem sua atenção aos detalhes e na exelência da execução doe serviço.
MÍDIA SOCIAL
Um dos primeiros a adotar o uso das mídias sociais para o marketing e comércio social, a Starbucks assumiu uma posição de liderança. Sua estratégia de mídia social é construída em torno de seu website empresarial e 6 plataformas sociais adicionais, incluindo: Twitter, Facebook, Pinterest, G+, Youtube e o site My Starbucks Ideas