trabalho de engeco
Grupo: Dream Team
Equipe: Alexandra Ximenes, Aylessa Chang, Gustavo Mendonça, Livia Verjovsky e Thiago Busse
Líder: Livia Verjovsky
Data: 27/09/2012
Índice
Descrição Inicial
O contexto global e cada vez mais competitivo em que a nossa sociedade está inserida demanda que as empresas constantemente busquem inovações e formas de se diferenciar dos seus concorrentes. No setor de companhias aéreas especificamente, a busca pela redução dos preços das passagens tem se dado de maneira crescente, como forma de atrair mais consumidores e ganhar participação no mercado. Devido a esse contexto de forte competitividade e levando em conta a sensibilidade a preço dos consumidores, o projeto que será descrito a seguir é uma maneira que a empresa vê de achar um diferencial que seja compatível com o posicionamento da TAM, e que ao mesmo tempo não represente custos incrementais que poderiam afetar sua competitividade nesse ambiente. Tendo essa idéia em mente, a TAM linhas aéreas contratou o Dream Team para criar o projeto “Starbucks no avião”.
A TAM mantinha um posicionamento na mente do consumidor de uma empresa focada principalmente na qualidade dos serviços prestados, mas esse conceito foi se perdendo nos últimos anos. Dessa forma, o presente projeto é uma das maneiras pelas quais a empresa busca retomar esse posicionamento.
O Starbucks é uma das empresas de drinks gelados e quentes a base de café (em sua maioria) mais renomadas do mundo. A companhia descreve que seus produtos são feitos com “o melhor café do mundo” e com ingredientes premiuim, o que condiz com o objetivo da TAM linhas aéreas de oferecer produtos aos seus clientes com foco na qualidade. No portfolio de produtos Starbucks destacam-se o café espresso, americano, latte, cappuccino, café mocha, caramel machiato e o café do dia (café coado, dentre as opções de cafés em grão de diversas regiões