ELETROQU MICA 1
CORROSÃO
Pode-se definir a corrosão como deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliada ou não á esforços mecânicos. Esse processo é provocado em geral pelo oxigênio que uma capacidade de oxidação bem menor que a dos metais em geral.
Um dos metais que se oxida muito facilmente quando exposto ao ar e a umidade é o ferro (processo conhecido como ferrugem na linguagem comum). No processo de oxidação do ferro, a reação envolvida é:
Objetos de prata, com o passar do tempo, tendem a escurecer porque a prata metálica (Ag(S)) reage com o gás sulfídrico (H2S) presente no ar e produz o sulfeto de prata (Ag2S). Essa substância tem cor preta e forma uma camada superficial que confere um aspecto escurecido à prata.
Quando exposto ao ar e à umidade, o latão (liga metálica de cobre e zinco) é oxidado, o que faz surgir manchas em sua superfície. A reação do cobre do latão com o oxigênio, o gás carbônico e a umidade do ar produzem diversas substâncias que formam uma película esverdeada denominada azinhavre, responsável pelas manchas dos objetos dessa liga metálica. Esse fato ocorre também com outros objetos de cobre ou de ligas metálicas desse elemento.
Existem alguns fatores que apesar de não provocarem a corrosão, a favorecem, como é o exemplo do gás carbônico (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2). Ambientes salinos também contribuem para corrosão, pois facilitam a condutibilidade elétrica.
Na área da construção civil a corrosão provoca problemas financeiros, pois a prevenção e a reparação dos danos tem um alto custo, mas os principais malefícios estão obviamente na estrutura. As armaduras de concreto são as mais afetadas, pois com as fissuras e rachaduras do concreto, as ferragens ficam expostas ao meio corrosivo.
Pilhas secas ou comuns
A razão pela sua denominação, pilha seca (ou comum), é por não possuir eletrólito líquido, sendo uma grande vantagem, pois pode funcionar em posição vertical,