Estrutura Molecular - Refratometria
Através de uma curva analítica do índice de refração x concentração de uma solução binária, será determinada a concentração desta solução binária.Será determinada a refração molar dos grupos (-CH2), (-OH) e (-H).
2. INTRODUÇÃO
O fundamento da refratometria é bem simples. Quando uma luz penetra num liquido ela muda de direção; isto é chamado de refração. O ângulo de refração, medido em graus, indica à mudança de direção do feixe de luz. Um refratômetro obtém e transforma os ângulos de refração em valores de índices de refração (nD).
O refratômetro é um instrumento simples que pode ser usado para medir concentrações de soluções aquosas, consumindo apenas umas poucas gotas da solução. Sua aplicação estendesse pelas áreas de alimentos, agricultura, química e em indústrias de manufaturados. [1]
Quando um raio de luz monocromática passa de um meio para outro, ele é entortado ou refratado, aproximando-se ou afastando-se da normal, de acordo com as características dos meios. O grau dessa refração é dado pela equação, que representa a lei de Snell:
Onde θi é o ângulo de incidência e θr é o ângulo de refração como mostra na figura a seguir.
Figura 1: Refração causada por um feixe de luz passando de um meio para outro.
A velocidade da luz (c) depende do meio no qual esta se propaga (n1), ao atravessar a água (n2), a velocidade da luz diminui e sua direção muda: diz-se então, que a luz foi refratada. Na prática, determina-se a refração em relação ao ar e à substância, em lugar de em relação ao vácuo e à substância, visto que isso não apresenta influência significativa nos valores observados [2]. Neste caso, n1 será sempre maior que 1.
A refração é uma grandeza que depende da natureza química da substância, do comprimento de onda da luz usada em sua medida e da temperatura. Se o segundo meio é uma solução, o índice de refração depende também da concentração da mesma. O índice de refração pode ser usado para determinar a concentração de materiais, para