nucleo e cromossomos
1 INTRODUÇÃO
O núcleo está presente apenas nas células eucarióticas, e é onde estão localizados os cromossomos.
O núcleo desempenha papel importante nas células, como portador dos fatores hereditários, os genes, e de controlador das atividades metabólicas.
Durante a divisão da célula, o núcleo desaparece temporariamente. Enquanto a célula está se dividindo, a carioteca fragmenta-se e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma. Ao final, cada uma das céluas-filhas reconstitui um núcleo idêntico ao da célula original.
A maioria das céllulas eucarióticas possui apenas um núcleo, mas há exceções. As fibras musculares esqueléticas são multinucleadas, há ainda células anucleadas, que perdem o núcleo ‘durante sua especialização, como por exemplo, as hemácias.
O núcleo geralmente tem forma esférica, mas existem núcleos elípticos, ramificados e irregulares, dependendo do tipo de célula.
De forma geral, o núcleo das células tem posição centralizada, como nas células jovens e em início de diferenciação. Mas também podem ser periféricos ou basais.
Núcleo periférico: presente nas células adiposas.
Núcleo basal: presente nas células secretoras, onde ele se localiza na base da célula, pólo oposto ao secretor.
As células podem ser mononucleadas, polinucleadas ou anucleadas, quanto ao número de núcleos presentes.
Mononucleadas: apenas um núcleo. Ex.: musculatura lisa.
Polinucleadas: apresenta dois ou mais núcleos. Ex.: fibra muscular esquelética.
Anucleadas: não apresenta núcleo. Ex.: hemácias.
As células polinucleadas podem surgir pela união de várias células mononucleadas ou pela divisão sucessiva do núcleo sem haver divisão do citoplasma (fibra muscular estriada).
2 ESTRUTURA DO NÚCLEO
O núcleo celular apresenta quatro componentes fundamentais: carioteca, cromatina, nucléolo e nucleoplasma.
Carioteca: é a estrutura que delimita o núcleo. Em determinados pontos da carioteca são encontrados poros, através dos quais ocorre troca de