COMO FAZER CITA O E CITA O DE CITA O
Para começar a entender, vou dá um exemplo de um texto e sua autora.
Digamos que seja um texto chamado “Psicopatia”, publicado no ano de 2007 da autora Maria Penha Fernandes.
Importante:
Se você vai usar as ideias da autora, mas falar com suas palavras, do seu jeito, isso se chama citação indireta e se faz da seguinte forma:
Exemplo: Segundo Fernandes (2007), as causas da psicopatia são um tripé: psicológicas, sociais e culturais.
Sobrenome da Autora ano da publicação
Se você quer pegar um trecho e copiar ao pé da letra, ou seja, idêntico, isso não é plágio desde que você faça citação direta.
Exemplo:
SUPONHA QUE VOCÊ QUEIRA TIRAR UMA IDEIA QUE ESTÁ NA pág.22 e queira escrever idêntico. Faça o seguinte: no Word 2007, vai a layout de página, clique em recuar esquerda e coloque 4 cm.
Após ter feito seu recuo 4 cm à esquerda, você digite ao pé da letra a parte que queira tirar, vejamos:
Está na pág. 22 um trecho da autora assim: A psicopatia pode ser chamada de psicopatia ou transtorno da personalidade antissocial, ou ainda, sociopatia. Um dos sintomas marcantes é a ausência de culpa/remorso, sentir prazer no sofrimento do outro, delírios de grandeza narcísica, não aprende com a experiência. Geralmente sofreram traumas na infância bem marcantes ou sofreram perdas de pessoas o qual tinham vínculo muito estreito.
Observe que o trecho ultrapassou quatro linhas, faça o recuo e observe abaixo como se cita:
De acordo com Fernandes (2007, p. 22):
A psicopatia pode ser chamada de psicopatia ou transtorno da personalidade antissocial, ou ainda, sociopatia. Um dos sintomas marcantes é a ausência de culpa/remorso, sentir prazer no sofrimento do outro, delírios de grandeza narcísica, não aprende com a experiência. Geralmente sofreram traumas na infância bem marcantes ou sofreram perdas de pessoas o qual tinham vínculo muito estreito.
Sobrenome da autora