Nucleo,nucleolos e cromossomos
NUCLEO, NUCLEOLOS E CROMOSSOMOS
VITORIA DA CONQUISTA, FEVEREIRO DE 2012
NÚCLEO, NUCLÉOLOS E CROMOSSOMOS
Trabalho apresentado ao Professor Dirceu Joaquim Costa da disciplina Biologia Geral da turma 2011.2 , turno matutino do curso de Agronomia.
UESB
Vitoria da Conquista - 27/02/2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- NÚCLEO
3- NUCLÉOLO
4- CROMOSSOMOS
5- CONCLUSÃO
6- BIBLIOGRAFIA
7- ANEXOS
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá apresentar em termos acadêmicos as definições de algumas das peças chaves de uma célula, como o núcleo, os nucléolos e os cromossomos. Mediante a passar uma melhor visão sobre como entender essas partes imprescindíveis para a vida celular.
NÚCLEO
A célula, estrutura imprescindível para a vida na terra, capaz de crescer, multiplicar, e sintetizar seus próprios componentes, presente desde estruturas unicelulares, como as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas, possuem organelas (estruturas subcelulares) importantes para o seu funcionamento pois desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.
O núcleo é como se fosse o cérebro da célula, pois é uma estrutura que coordena e comanda todas as funções celulares. É geralmente único e aproximadamente esférico. Nas células eucariontes, o núcleo é delimitado por uma membrana chamada carioteca, já que nas células procariontes não há carioteca, sendo assim não possui núcleo individualizado. O