N Cleo Celular E Cromossomos
O núcleo é encontrado em praticamente todas as células eucariontes, é nele que se encontra os cromossomos, estruturas que contêm os genes. Consequentemente o núcleo é responsável por controlar todo o metabolismo celular, pois contêm a informação necessária para a produção das proteínas de uma célula. O núcleo tem geralmente foram arredondadas, mas pode assumir formas diferentes dependendo do tipo celular.
Importância do núcleo
O pesquisador escocês Robert Brown (1773 – 1858) foi o primeiro a reconhecer a importância do núcleo para uma célula. Diversas experiências foram realizadas para provar esta afirmação, uma delas foi feita por Balbiani. Esse autor separou uma ameba em dois fragmentos, um anucleado e outro nucleado. E verificou que o fragmento anucleado morria dentro de alguns dias, enquanto que o nucleado sobrevivia. Balbiani observou ainda que se fizesse um enxerto de núcleo no fragmento anucleado isso permitia a sua sobrevivência, o que naturalmente significa ser o núcleo indispensável à vida do animal.
Embora o fragmento anucleado conserve por algum tempo as funções de mobilidade, ingestão, digestão, excreção e catabolismo, ele acaba morrendo por haver perdido a capacidade de síntese proteica, tornando impraticável a regeneração, o crescimento e a reprodução. E se o núcleo for totalmente isolado do citoplasma, morrerá primeiro que este.
Estrutura do núcleo interfásico
O aspecto do núcleo de uma célula muda bastante, conforme ela seja observada durante a divisão, ou no intervalo entre duas divisões (interfase). Por este motivo, trataremos de núcleo interfásico e núcleo de divisão (ou mitótico). O núcleo apresenta quatro componentes principais: Carioteca ou envelope nuclear, Nucleoplasma ou cariolinfa, Nucléolo (ou nucléolos) e Cromatina.
Componentes do núcleo interfásico
Carioteca ou envelope nuclear: é constituída por duas membranas lipoprotéicas justapostas, que em determinados pontos