ATPS Materiais Eletroeletronicos Etapa 1 E 2
O transformador é uma maquina estática destinado a transferir energia elétrica ou potencia elétrica de um circuito para outro.
O transformador pode ser isolador, elevador ou rebaixador, composto por isolamento que é formado por várias bobinas formado de cobre eletrolítico; recebem uma camada de verniz sintético como isolante, também possui um núcleo que em geral o material é de ferro magnético sendo responsável por transferir corrente induzida do enrolamento primário para o enrolamento secundário.
MATERIAIS DE UM TRANSFORMADOR
Fio de cobre esmaltado (conforme o dimensionamento da potência do transformador);
Chapa de aço silício (Formatos das letras I E);
Papel madeira ou fita crepe;
Carretel (utilizado para enrolar o arame e evitar que o mesmo se espalhe);
ESTRUTURA DE CONSTRUÇÃO
Enrolamento - O enrolamento de um transformador é formado de varias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante.
Núcleo - esse em geral é feito de um material ferromagnético é o responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.
Esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, os demais componentes do transformador fazem parte dos acessórios complementares.
No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum se denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transformadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Há também os transformadores que possuem apenas um enrolamento, ou seja, o enrolamento primário possui um conexão com o enrolamento secundário, de modo que não há isolação entre eles, esses transformadores são chamados de autotransformadores.
EXTRAÇÃO DO COBRE
Os tratamentos térmicos sucessivos para obter cobre são os seguintes:
a) Calcinação do minério (15 a 25%)
b) Fusão para obter uma massa contendo cerca de 25 a 45% de cobre
c)