Núcleo Celular (Cromossomos, DNA, Mitose e Meiose)
Tema: Cromossomos, DNA, Mitose e Meiose.
Núcleo Celular
Introdução
O núcleo celular é uma estrutura exclusiva das células eucarióticas; neles estão os cromossomos. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear (ou carioteca) que nada mais é do que duas membranas lipoproteicas, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. A cromatina é formada por conjuntos de cromossomos enovelados. O núcleo da maioria das células há nucléolos, que não tem nenhuma membrana envolvente, sendo constituídos por aglomeração de ribossomos em processo de amadurecimento e que logo migrarão para o citoplasma, onde atuaram na síntese de proteína. A cromatina e os nucléolos estão envoltos por uma solução aquosa denominada nucleoplasma (ou cariolinfa) que contém diversos tipos de íons, moléculas de ATP, nucleotídeos e vários tipos de enzimas.
O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula. O DNA presente no núcleo encontra-se geralmente organizado na forma de cromatina, durante o período de interfase. Durante a divisão celular, porém, o material genético é organizado na forma de cromossomos.
Cromossomos
O primeiro investigador a observar cromossomas foi Karl Wilhelm von Nägeli em 1842 e o seu comportamento foi descrito em detalhe por Walther Flemming em 1882. Em 1910, Thomas Hunt Morgan provou que os cromossomas são os portadores dos genes.
O cromossomo é um filamento constituído por uma longa molécula de DNA com informações codificadas para o funcionamento da célula, essas informações são chamadas genes.
No núcleo das células eucariontes há geralmente vários cromossomos, que diferem quanto aos genes que apresentam. O número dos cromossomos dos seres eucariontes varia de espécie para espécie. Nos seres humanos, por exemplo, com exceção dos gametas, todas as células têm 46 cromossomos no núcleo. As células do chimpanzé possuem 48