RELATORIO INDICE REFRA O E BRIX C Pia
1313 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA DE BROMATOLOGIA
RELATÓRIO: DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO OU GRAU BRIX
2015/1
1 INTRODUÇÃO
O fundamento da refratometria é simples. Quando o raio de luz passa de um meio para outro de diferente densidade, sua direção é mudada ao passar através da superfície. Esse fenômeno é chamado de refração. O ângulo entre o raio no primeiro meio e a perpendicular que divide a superfície é chamado ângulo de incidência, i. O correspondente ângulo no segundo meio é chamado ângulo de refração, r. Sen i e sen r são diretamente proporcionais a velocidade da luz nos dois meios. A razão sen i/sen r é chamada de índice de refração (η). O η varia com a temperatura, comprimento de onda da luz, pressão e a presença de gases diluídos. Se esses fatores são mantidos constantes, o índice de refração se torna uma característica constante, que serve para identificar ou determinar a pureza de uma substância.
De acordo com Damodaran (2010, p. 142) “as propriedades ópticas dos lipídeos influenciam na aparência geral de muitos alimentos”. Desta forma é possível através do conhecimento do índice de refração, estimar a concentração de sólidos solúveis em diversas substâncias, como: em óleos, sucos de frutas, caldo de cana, xaropes, doces, geleias, melaço, etc.
Para avaliar o índice de refração foi criada uma escala chamada °Brix. Esta, criada por Adolf Brix, é uma escala numérica utilizada para determinar a quantidade de sólidos solúveis em uma solução.
Segundo Maia et al (1998 apud Silva et al, 2008, p. 44) “Os sólidos solúveis totais (ºBrix) são usados como índice de maturidade e qualidade para alguns frutos, e indicam a quantidade de substâncias que se encontram dissolvidos no suco, sendo constituído na sua maioria por açúcares”.
A escala Brix é comumente utilizada no segmento alimentício para a quantificação de açúcares na própria