FICHAMENTO DO TEXTO 2
História – Licenciatura
Disciplina: Desenvolvimento Psicológico e Ensino
Professora: Tatiana Lionço
Aluna: Alea Carolina Guimarães Nascimento
FICHAMENTO:
CRUZ E FREITAS,Disciplina, Controle Social e Educação Escolar: Um breve estudo à luz do pensamento de Michael Foucault.
RESUMO:
O objetivo basal da escola não é mais qualidade de ensino ou preparação de meios que facilitem o aprendizado. Esse fato causa indagações e incertezas sobre o funcionamento da instituição escolar. Para explicar essas questões e prover os elementos para um julgamento dessa realidade, Michel Foucault, se expõe como a principal referência teórica, possibilitando a captação das relações presentes no dia-a-dia escolar. Nas relações de poder contidas nesse ambiente, o “poder disciplinar” demonstra toda sua força.
PALAVRAS-CHAVES: Poder disciplinar. Sociedade disciplinar. Controle social. Instituição Escolar
CITAÇÕES DOS AUTORES E ANÁLISE DO ALUNO:
“Vivemos em uma sociedade de vigilância, em que a cada momento nos damos conta de que estamos sendo controlados e avaliados. Por vezes, essa vigilância é tão mascarada ou tão natural e cotidiana que sequer notamos a sua presença. [...]” (p.36)
O trecho em questão refere-se ao panóptico: projeto de prisão circular, onde um observador central poderia ver todos os locais onde houvesse presos. Jeremy Bentham, que concebeu pela primeira vez a ideia do panóptico, observou que este mesmo projeto de prisão poderia ser utilizado em escolas e no trabalho, como meio de tornar mais eficiente o funcionamento desses locais. O panóptico é um dos principais dispositivos de vigilância das chamadas “Sociedades Disciplinares”.
“O panoptismo é o princípio geral de uma nova ‘anatomia política’ cujo objeto e fim não são a relação de soberania, mas as relações de disciplina” (FOUCAULT, 2005, p.172).
“[...] As instituições, em geral, adotam os mecanismos disciplinares para garantir a vigilância, o controle, a maior produtividade e