FICHAMENTO DE TEXTO DO CAP 2 DO LIVRO: PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
JUILIENE TEIXEIRA MORAES
FICHAMENTO DE TEXTO DO CAPITULO DOIS DO LIVRO: PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA
B A C A B A L
2 0 15
BOCK, Ana Mercês Bahia.; FURTADO, Odair.; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Evolução da Ciência Psicológica. In.: BOCK, Ana Mercês Bahia.; FURTADO, Odair.; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Editora Saraiva, 1999.
Toda [...] produção humana [...] tem contribuição de inúmeros homens, que, num tempo anterior ao presente, fizeram indagações, realizaram descobertas, inventaram técnicas e desenvolveram idéias. (p.31)
Compreender, em profundidade, algo que compõe o nosso mundo significa recuperar sua historia. (p.31)
Para compreender a diversidade com que a psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar sua historia. (p.31)
A historia do pensamento humano tem um momento áureo na antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a. C. até a dominação romana, às vésperas da era cristã. (p.32)
Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época. (p.32)
As riquezas geraram crescimento e [...] soluções praticas para a arquitetura, para a agricultura, e para a organização social. (p.32)
Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a filosofia e a arte. [...] a filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade. (p.32)
Os filósofos pré-socráticos [...] discutiam se o mundo existe por que o homem o vê ou se o homem vê um mundo que já existe. (p.33)
Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela psicologia. As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização da Filosofia. (p.33)
Esse filósofo [Platão] procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo.