Esquema sobre interação social e organizações
São Paulo: Thomson Learning, 2006. Pag. 137-175
Neste capitulo os autores nos mostram como as interações sociais se mantem, envolvendo a comunicação, o carater, padrões, conjunto de comportamento, diversas emoções e ações, dando origem a estruturas mais amplas como redes, grupos, organizações e funcionamento de algumas forças econômicas, políticas e culturais .
1. Na Estrutura da Interação Social os sociólogos da enfase a três caracteristicas fundamentais
1.1 – Normas de solidariedade exigem conformidade, pois é o poder das normas de solidariedase que nos ajuda a compreender como as pessoas desenvolvem uma lealdade profunda para com os outros.
1.2 – Estruturas de autoridade tendem a tornar as pessoas obedientes, pois quando nos colocam em uma estrutura de autoridade tendemos a obedecer aqueles que detêm poder.
1.3 – Burocracias são estruturas de autoridade altamente eficientes, pois são organizadas em torno de principios impessoais de cálculo, eficiência e controle.
2. Interação Social é uma nova maneira por meio da qual as pessoas se comunica face a face, agem e reagem em relaçao umas as outras sendo estruturada em torno de:
1.4 – Status: posições reconhecidas ocupadas por pessoas em uma interação
1.5 – Pápeis: conjunto de comportamentos esperados
1.6 – Normas: maneiras geralmente aceitas de se fazer as coisas.
3. A sociologia das emoções: As emoções formam uma parte importante de toda interação social, portanto, são menos espotâneas, naturais, autênticas e incontroláveis do que se pode imaginar, sendo que o controle das emoções envolve a obediência a “regras de sentimentos” e a resposta adequada as situações nas quais nos encontramos, onde diversos aspectos da estrutura social influenciam a constituição de nossa vida emocional.
4. Três formas de Interação Social:
4.1 – Interação como competição e como troca: na medida que conversamos