Estudo Disciplinar II
1 em 1 pontos
Segundo Spector (2002), um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando a objetivos inter-relacionados. Sherif (apud Aguiar, 1997) propõe algumas características que distinguem um grupo de uma coleção de pessoas: interação entre os membros, objetivo e conjunto de normas comuns, conjunto de papéis e uma rede de atração interpessoal. Sobre os fatores básicos para a existência de uma equipe é verdadeiro afirmar:
Resposta Selecionada:
a.
Certa divisão de papéis ou tarefas.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Não adianta um profissional ser um excelente técnico se não conseguir trabalhar com outras pessoas, isto é, desenvolver seu comportamento social. O que é comportamento social?
Resposta Selecionada:
d.
É a capacidade de interação positiva do indivíduo no ambiente que se encontra.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
A percepção é algo individual e influi na forma como as pessoas se comportam na organização, é a base para o entendimento do comportamento humano nas organizações, se entendermos os fatores que levam a moldar ou distorcer a percepção. Qual a definição de percepção segundo Robbins?
Resposta Selecionada:
a.
As pessoas selecionam, organizam e interpretam informações existentes por meio de suas impressões sensoriais.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Em 1956, Eric Berne, psiquiatra canadense, depois de “um amistoso divórcio com a psicanálise”, criou uma teoria nova da psicologia, tanto individual como social. Berne foi muito criticado pelos acadêmicos, que o acusaram de ser simplista. Análise transacional se constitui de um conjunto de técnicas que visam à mudança. Chama-se transacional por estudar, analisar as trocas de estímulos e respostas entre os indivíduos, ou transações, entre indivíduos.
Berne se interessava pelo que ocorre entre as pessoas na realidade. A ferramenta utilizada na Análise Transacional baseia-se em no esquema de