Estudos Disciplinares II
INTERATIVA
ESTUDOS DISCIPLINARES II
“A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO
DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA
E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO”
Aluna: ANA ELIZA DE OLIVEIRA BATISTA – RA: 1423282
SÃO MANUEL
MAIO/2014
Estudar a História da Educação e a Política da Organização da Educação
Básica é imprescindível para a boa formação de um pedagogo. São temas que nos levam a entender o atual modelo de Educação brasileiro, suas conquistas e objetivos. Em cada época houve e haverá a necessidade de adaptação do modelo educacional, pois, as evoluções morais, tecnológicas, científicas e sociais exigem essa mudança. É preciso estar atentos às variações e principalmente à realidade sociocultural do local onde iremos atuar.
O modelo educacional rígido, do “aprender a ler, escrever e calcular”, utilizado antigamente, já não se aplica aos dias de hoje, por exemplo. As crianças atualmente, não são tidas como robôs que não podem expressar suas emoções.
Hoje elas são vistas como seres pensantes, capazes de opinar, além de estarem cada vez mais ávidas por novidades e conhecimento. Em suma, o que é um modelo aplicável em determinada época, é o exigido diante da realidade evolucional do ser humano. E para que as políticas públicas atuais adotassem essa idéia e as transmitissem aos profissionais da pedagogia, foram necessários ajuste, mudanças e implementações que resultaram no modelo atual utilizado no Brasil.
Mas é preciso ir além do conteúdo e técnica pedagógica. É preciso estar atento às diferentes realidades existentes em cada ambiente escolar. Algo que precisa ser respeitado e estudado, como já referido acima, é a grande diversidade sociocultural em nosso país.
Uma política pública de educação, só se torna real em seus objetivos, se houver comprometimento do pedagogo em empenhar seu papel de forma ampla, garantindo o efetivo aprendizado de seu aluno. Para isso, também são necessários