Espiral do conhecimento
Centro de Educação a Distância- Pólo São Borja-RS
Desafio Disciplina Gestão do Conhecimento
Administração 01
São Borja, 16de junho de 2011
Componentes Do Grupo:
RA: 296882 Andressa Ocampos Acosta RA: 327448 Luciano Gonçalves Bonetti RA: 309608 Luana da Costa Nunes RA: 289271 Jamerson da Silva Maciel RA: 296908 Marcos Assunção RA: 289270 Helens Leonardo Vargas
Introdução
Conceitos de Nonaka e Takeuchi (1995)
O foco é criação de conhecimento.
O conhecimento individual é traduzido em conhecimento organizacional por meio do fluxo do conhecimento tácito para explícito.
Essa tradução ocorre por meio de quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização,
Externalização, Combinação e Internalizarão.
Conceitos propondo uma síntese.
1. GC é um processo constituído de ações relacionadas à criação, codificação e disseminação do conhecimento, a fim de assegurar a sustentabilidade da organização.
2. GC é um processo que trata da conversão do conhecimento por meio de ações relacionadas à criação, codificação e disseminação deste conhecimento, a fim de assegurar a sustentabilidade da organização.
Segundo NONAKA & TAKEUCHI (1997, p. 79), para se tornar uma “empresa que gera conhecimento” (knowledge creating company) a organização deve completar uma “espiral do conhecimento”, espiral esta que vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito, e finalmente, de explícito a tácito. Logo, o conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados, ampliando assim a aplicação do