Espiral do conhecimento
Centro de Educação a Distância
ADMISTRAÇÃO – SÉRIE 1 05/06/2011
Este trabalho foi elaborado em junho de 2011 pelo grupo:
O CONHECIMENTO E SUA ESPIRAL (DENTRO DA EMPRESA)
INTRODUÇÃO
Segundo o PLT e a ajuda de alguns sites, pôde se, obter respostas sobre o conhecimento e sua espiral, conceitos introdutórios dentro das empresas, e como adquirir sucesso através da aplicação da espiral do conhecimento nas empresas, ensina que nada é possível se não obtivermos conhecimento, que pose ser adquirido com a experiência e com a convivência com quem sabe mais ( conhecimento tácito ), ou através de estudo e treinamentos específicos ( conhecimento explícito ).
O CONHECIMENTO E SUA ESPIRAL
O conhecimento em si é formado por dois componentes dicotônicos e aparentemente opostos, isto é, o conhecimento explícito e o conhecimento tácito. O conhecimento explícito pode ser transmitido rapidamente aos indivíduos, formal ou sistematicamente, através de palavras, números ou sons e compartilhado na forma de dados, fórmulas cientificas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento tácito, por outro lado, não é facilmente visível e explicável. Pelo contrário, é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se dificultoso o compartilhamento e a comunicação. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do individuo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora as intuições, e os palpites também se incluem ao conhecimento tácito.
Existem ainda duas dimensões para o conhecimento tácito. A TÉCNICA e a COGNITIVA: a Técnica engloba as habilidades informais e de difícil detecção, os insights altamente subjetivos e pessoais, as intuições, os palpites e as inspirações derivadas da experiência corporal, se encaixam