Tecnicas de negociação
O Conceito de Negociação, o Processo e as Variáveis Básicas da Negociação sob um Enfoque Sistêmico
DESENVOLVIMENTO
O Conceito de Negociação
Introdução
As negociações não são feitas somente por vendedores ou compradores, mais também são feitas por todos nos a todo momento, no dia a dia, por exemplo no momento em que aluga um imóvel, compra ou vende propriedades, até mesmo no ato de se casar você negocia, uma outra situação de negociação é no ato de pedir um emprego por exemplo, junto ao empresário ou gerente vão negociar seus talentos, virtudes, conhecimentos, experiências, entre outras características que possam interessar a empresa, em troca de um salário x ou y. A todo o momento estamos exercendo a arte de negociar, vamos mais alem até mesmo quando uma criança esta chorando exerce esse ato, no momento que oferece chupeta, colo, mamadeira, carinho, esta informando a criança que em troca disso quer o silencio dela. Assim, percebe-se que mesmo inconscientes negociamos.
Negociar é um desafio excitante, negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses e também alcançar valores que satisfação interesse de ambas as partes, é persuadir pessoas as quais temos poder limitado ou nenhum a conceder algo que desejamos em troca de alguma concessão.
Negociação é também o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas tem preferências diferentes, ou interdependentes que não se compartilham, é através da negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos. Comunicação direta ou implícita entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefícios mútuos.
A negociação deve ser conceituada como um somatório de três aspectos tais como informação, tempo e poder. Pois conforme o tipo de negociação ou ambiente em que se encontram inseridas na pratica um ou outro aspecto será mais ou menos relevante no contexto sendo de grande importância para o bom