Espiral do conhecimento
O objetivo desse trabalho é resumir e pontuar a utilização do modelo espiral do conhecimento em uma companhia.
TÁCITO PARA TÁCITO
É o compartilhamento de experiência através de um contexto (situação) especifica. * Criação de grupos de gestores de departamentos para análise e discussão dos números/resultados da empresa com reuniões mensais; * Definir reuniões quinzenais com os gestores para troca de informações; * Definir reuniões mensais por departamentos com o objetivo da troca de informações entre os integrantes.
TÁCITO PARA EXPLÍCITO
Esse passo é a modelagem do que foi desenvolvido no processo tácito para tácito de forma clara, objetiva e pratica para uso comum e setorial. * Criação de Banco de dados de forma organizada e distribuída por departamento e/ou temas; * Criar ferramentas de acesso aos bancos de dados de fácil manuseio para compartilhamento dos objetivos e/ou conhecimento; * Criar manuais/cartilhas de atividades por função e departamento.
EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITO
É a sistematização dos conceitos. * Organizar e Atualizar o conhecimento existente; * Otimização do processo de forma padronizada; * Disponibilizar novos conhecimentos com atualização automática através da intranet; * Revisar os manuais/cartilhas mensalmente para atualização.
EXPLÍCITO PARA TÁCITO
É fazer com que todos saibam onde buscar o conhecimento. * Definir treinamento de forma a atrair o interesse do profissional; * Criar treinamentos com linguagem clara e atrativa e de fácil manuseio; * Desenvolver projetos para que o profissional se motive a buscar conhecer a empresa (memória organizacional) e realizar treinamentos disponíveis; * Qualificar e medir o acesso dos profissionais as ferramentas