Espiral do conhecimento
O objetivo desta pesquisa é comentar uma das mais interessantes teorias sobre a geração do conhecimento, muito citada em livros, teses, etc. que é a "espiral do conhecimento", dos autores Nonaka e Takeuchi.
Nonaka e Takeuchi (1995) classificam o conhecimento em explícito e tácito. O conhecimento explícito é aquele que encontramos em manuais, livros, registros diversos e é mais fácil de ser difundido em linguagem formal e sistemática. O conhecimento tácito é o que esta dentro do indivíduo, não é visível, está incorporado às suas vivências, suas experiências, envolvendo valores e crenças pessoais, em uma expressão: know-how.
A criação do conhecimento
O processso de criação do conhecimento é obtido através da movimentação e interação entre os conhecimentos (tácito e explícito) e na troca de informações entre diferentes níveis de conhecimento.
Nonaka e Takeuchi apresentam a Espiral do Conhecimento, que é formada pelos quatro modos de conversão do conhecimento (socialização, externalização, combinação e internalização).
Socialização
Conversão de conhecimento tácito para tácito, adquirida através da interação entre indivíduos que de alguma forma, compartilham suas habilidades, experiências, ideias, percepções etc, para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação , imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. Um bom exemplo seria a relação existente, numa empresa, entre um estagiário e o seu orientador. ( OOU DANIEL SAAN E MESTRE MIYAGI KKKKKK ).
Externalização
É a transformação de conhecimento tácito em explicito, a ideia é que o indivíduo transmissor expresse o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (por exemplo: gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar este seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor. A externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria modelos novos e explícitos a partir