Plano de aula
10/08/2012 10:54
Página: 1/3
Disciplina: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Semana Aula: 4
DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA
Cultura e Sociedade
OBJETIVO
Entender a construção da identidade nacional a partir do mito das três raças.
Distinguir algumas interpretações acerca da composição étnica brasileira.
TEMA
Diversidade cultural e a formação social brasileira
ESTRUTURA DO CONTEÚDO
Relatório - Plano de Aula
10/08/2012 10:54
Página: 2/3
Segundo Roberto Da Matta é notória a importância dos elementos étnicos, a dizer branco: negro e indígena na formação da sociedade brasileira. A amálgama formada a partir desses elementos, através de suas relações sociais e pessoais, proporcionou o reconhecimento da identidade nacional como deveras peculiar em relação a outros países com experiências semelhantes. O Brasil se tornou uma sociedade mestiça e homogênea, onde não existiria preconceito ?racial? e todos os indivíduos seriam, em potencial, capazes de possuírem igualdade formal, material e moral entre si.
Em termos gerais, este é o mito de origem da sociedade brasileira, conhecido como o ?mito das três raças?. Para Fry, é possível notar sua presença em diversos âmbitos da sociedade, desde interpretações acadêmicas até em relações fortuitas do cotidiano. Apesar de não corresponder com precisão à realidade vivida, ele serve como uma orientação para se avaliar as relações sociais, positivas ou negativas, pois corresponde à realidade idealizada.
Existem várias correntes que explicar a formação racial/cultural da sociedade brasileira. A primeira destas correntes previa a degenerescência e pensador mais importante era o Conde de Gobineau, o qual via a mistura de raças como fator de decadência e degenerescência da sociedade brasileira.
Já Gilberto Freyre se propõe a deslocar o debate superioridade/inferioridade para a observação de uma situação de contato e de troca que se atualiza dentro de uma estrutura social de