especialista
O PAPEL DO LÍDER NA GESTÃO DE PESSOAS
Fortaleza- Ceará
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 OBJETIVOS 05 2.1 OBJETIVO GERAL 05 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
3 JUSTIFICATIVA 06
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
5 METODOLOGIA 10
BIBLIOGRAFIA 11
1 INTRODUÇÃO
Pensando em um mercado que se torna cada vez mais competitivo e que a taxa de turn-over nas empresas se tornam elevadas. É de fundamental importância o papel de um líder para influenciar e manter em uma organização uma equipe motivada e empenhada nos seus processos, trabalhando a produtividade e gerando melhores resultados para o ambiente empresarial.
Temos que ressaltar que ser Líder é diferente de ser Chefe, sendo que uma liderança positiva é essencial para se alcançar grandes resultados em equipe. Liderar representa a maneira mais eficaz de renovar e revitalizar as organizações e impulsioná-las rumo ao sucesso e à competitividade. O ritmo de mudanças e a busca por novos níveis de excelência e a luta por melhores resultados crescem a cada dia, e já não é possível que o líder cuide disso tudo sozinho. É preciso contar com uma equipe de alto desempenho, que busque suas próprias respostas e que aja com criatividade e autonomia, e dentro das características de um líder é capaz de desenvolvermos esse potencial.
Hoje uma grande tendência de mercado é o Líder-Coach, um líder capaz de expandir suas próprias competências e as da equipe, mantendo, aprimorando e desenvolvendo comportamentos de alto desempenho que estabeleçam um ambiente de aprendizado, criatividade e inovação. O líder deve ter inteligência emocional evoluída a ponto de poder suportar os conflitos, filtrá-los e traças estratégias que potencializem a sinergia da equipe. Assim, podemos dizer que ele será capaz de sentir, entender, controlar e modificar tanto o seu estado emocional quanto o de sua equipe de forma a manter o